terça-feira, 11 de maio de 2010

OS PROFETAS


Não podemos falar da religião dos israelitas sem abordar os profetas, que vamos encontrar atuando em paralelo ao sacerdócio organizado, em toda a história do povo hebreu, e cujos escritos, conservados junto com os livros da Lei, eram lidos e explicados ao povo, também.
Profeta - que fala por alguém, como intérprete ou anunciador; no caso, "em nome de Deus".
Eram médiuns superiormente inspirados, chamados por Deus para transmitir ao povo as instruções divinas, a fim de que entendessem a vontade de Deus e a cumprissem, corrigindo desvios.
Para que o povo tivesse certeza de que Deus os autorizara a falar em seu nome, os profetas não só explanavam os ensinamentos divinos; também, produziam sinais (fenômenos de efeitos físicos ou intelectuais, inclusive predições, anúncio de acontecimentos futuros).
Mesmo assim, muitas vezes foram rejeitados, incompreendidos e, até, perseguidos e mortos.
Mas foi por intermédio deles que a orientação espiritual superior se manteve constante e atuante entre os hebreus, sem cair no domínio e subjugação da organização religiosa do templo ou do governo judaicos.
Em sentido lato, todos os israelitas que receberam de Deus "a palavra" (mensagem a ser transmitida ao povo) foram seus profetas (anunciadores, porta-vozes). Assim, Adão, Abraão e Moisés o teriam sido.
Em sentido restrito, o ministério profético começa com Samuel, passando por Elias, Eliseu e Davi.
Entretanto, somente mais tarde as mensagens divinas começaram a ser registradas por escrito.
Classificando, então, esses profetas conforme a extensão dos seus escritos, teremos:
Profetas maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel;
Profetas menores: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
São, ao todo, 16 profetas. Se entre os maiores admitimos Baruc (que é livro deuterocanônico) serão 17.
Vale a pena citar que houve também profetisas, porém, sem livros escritos: Maria (irmã de Moisés); Débora; Ana (uma das primeiras pessoas a reconhecer Jesus como o Messias).

624. Qual o caráter do verdadeiro profeta?
O verdadeiro profeta é um homem de bem, inspirado por Deus. Podeis reconhecê-lo pelas suas palavras e pelos seus atos. Impossível é que Deus se sirva da boca de mentiroso para ensinar a verdade. (O Livro dos Espíritos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário