sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PASSE – O passista, requisitos e preparo


 


Podemos dar o passe involuntariamente?
R: Às vezes, sem o saber estamos doando energias para alguém por o observarmos penalizados, quem sabe com vontade de ajudar; também pode alguém atrair para si as nossas energias. Não deixa de ser uma transmissão de energias, um passe, embora não tenha sido feito consciente e voluntariamente.
Como podemos saber se temos o dom de dar o passe? Mesmo sem ter conhecimentos profundos podemos aprender a dar o passe?
R: Para saber se somos médiuns ou não, é preciso experimentar, diz Kardec. O mesmo se pode dizer sobre a aplicação de passes. Poderemos experimentar dar passe mesmo sem ter conhecimentos profundos a respeito; mas, quem nenhum conhecimento tem sobre o passe, quem ignora que é preciso o preparo do assistido e o que pode ocorrer durante o passe; então, é preferível se abstenha de dar passe, até obter o necessário “know how” a respeito.
Quais são os possíveis problemas que podem ocorrer no caso de os passistas não terem conhecimentos doutrinários a respeito do passe?
R: São vários. Por exemplo: não obterem o resultado possível fazendo a pessoa descrente desse recurso valioso; carregarem demais de fluidos a pessoa, levando-a ao transe mediúnico; não saber o que fazer caso a pessoa apresente algum distúrbio no momento do passe, etc.
Trabalho no passe buscando o preparo de bons pensamentos e vibrações antes de iniciar a tarefa, mas durante o passe sinto meu corpo bem quente, minhas mãos ficam em grande temperatura. Isso é normal?
R: Significa, apenas, que está em grande ação magnética, o que é natural.

Gostaria de saber qual idade o jovem pode começar a trabalhar no passe?
R: Talvez seja aceitável a idade mínima de 16 anos, por já haver bom desenvolvimento físico e também certa definição de caráter e conduta. Mas não há uma idade determinada, como também não o há para o exercício mediúnico. É mais uma questão de maturidade espiritual e de estar saudável e habilitado pelo estudo para essa prática.
Para dar o passe, basta freqüentar o centro e estar fazendo curso?
 R: Não; é indispensável, ainda, estar bem de saúde física e em equilíbrio espiritual (que só se mantém com um bom proceder), e alimentar um sincero desejo de ajudar o próximo.
Tenho gripe com freqüência. Posso dar passes quando ainda não estou completamente curada?
R: Desde que não esteja debilitado fisicamente, o passista pode aplicar passes. Apenas nos casos de enfermidade grave e prolongada é que estará em carência de energias boas e, então, deverá evitar de aplicar passes, pois não terá energias para doar.
Aqueles paranormais que entortam garfos seriam bons passistas?
R: Os verdadeiros sensitivos, quando revelam a capacidade de agir sobre a matéria, poderiam ser bons passistas. Aliás, todos nós, quando saudáveis e equilibrados, podemos transmitir energias a outrem.
De que forma a pessoa que transmite o passe fica sem ser atingida por energias baixas das pessoas que atende?
R: Pela simples razão de que não fica em atitude receptiva mas emissora, portanto, não é obrigatório que esteja assimilando nada do assistido, embora possa perceber se este está em desequilíbrio.
É para estar bem e preparado e evitar qualquer ocorrência indesejável que o passista se prepara previamente, com vigilância e oração, antes de começar a aplicar o passe.
Quando o médium estiver dando passe, por algum motivo tiver se indisposto anteriormente com o paciente, é possível receber as energias ruins nesse momento? Como se prevenir desse acidente?
R: O passista não receberá qualquer influência má, se, além do preparo prévio (citado na questão anterior) souber atuar no clima do perdão e da oração, em favor dessa pessoa em quem vai aplicar o passe.
Qual a alimentação mais apropriada que o médium deve ter antes do trabalho do passe? E após?
R: A alimentação do passista, usualmente e não apenas antes do trabalho de passe, deve ser saudável e comedida. Após a aplicação de passes, às vezes o passista sente necessidade de se alimentar melhor, talvez para compensar as energias despendidas.
O passista deve abster-se de carne vermelha antes e após o trabalho de passe? Sou passista e gosto muito de café. Gostaria de saber quanto tempo antes do passe devo deixar de tomar café.
R: Certamente o passista espírita já procura que sua alimentação seja usualmente saudável, e não faz uso habitual do álcool ou do fumo, pois sabe que precisa de suas energias em equilíbrio para transmiti-las a outrem. Antes do serviço de passe, especialmente, sua alimentação será frugal, bem moderada, e evitará o álcool ou qualquer outra substância prejudicial.
O desgaste físico não acentuado, o sono, inviabiliza o passe?
R: Não inviabiliza mas talvez diminua os bons resultados possíveis; mas os bons espíritos complementam a ação do passista, quando houver nele merecimento para tanto, ou grande necessidade  no assistido.


Therezinha Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário