sexta-feira, 27 de novembro de 2020

REVIDAR É UMA ATITUDE CRISTÃ?


 Um homem foi espancado e morto por 2 seguranças do supermercado Carrefour em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite dessa 5ª feira (19.nov.2020). O homem estava sendo conduzido para fora do supermercado após discussão com a moça do caixa, na saída começou a briga e o espancamento por parte dos dois seguranças que finalizou com a morte do homem. Hoje, 21 de novembro, um grupo de manifestantes invadiram lojas da rede Carrefour e quebraram, colocaram fogo. assustando funcionários.

Vamos colocar aqui a visão espírita no fato?
Será que é certo combater a violência com violência? Será que um erro se justifica com outro erro? Será que o Carrefour contratou seguranças para matar? Não. O supermercado contrata uma agência de segurança sem saber como estes se comportam em certas situações. Vandalizar o supermercado não vai mudar a atitude das pessoas, mas sim a educação. Como disse Kardec: "É pela educação (MORAL), mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade." Como estamos ensinando nossos filhos a tratar as pessoas, sejam elas de qualquer raça, com ou sem óculos, gorda ou magra, de outra religião, que torce para outro time, com algum defeito físico e etc.? E será que vale a pena revidar o mal com o mal como no tempo de Moisés onde a lei era do "olho por olho dente por dente"? Quando queriam apedrejar uma mulher adultera o que Jesus disse? "Ela transgrediu a lei dos homens e de Deus, matem mesmo?" Não. Ele disse: "Que atire a primeira pedra quem nunca cometeu um erro." E depois alertou a mulher: "Vá e não peques mais." Quem age com violência não está cometendo o mesmo crime do ofensor? Sim. Como disse Joanna de Angelis "Se revidas o mal és igual o ofensor." A Justiça divina irá julgar da mesma forma. Pois a lei divina pede para perdoar ou, no mínimo, relevar. Quem deve dar a sentença é a lei dos homens, mesmo que essa seja injusta e, mais tarde a lei de Deus. Uma reação violenta pode causar decênios de sofrimento para consertar o estrago. No livro Ação e Reação, de André Luiz, cap. IX, diz Silas, um médico dedicado da espiritualidade: “A ação do mal pode ser rápida, mas ninguém sabe quanto tempo exigirá o serviço da reação, é indispensável ao restabelecimento da harmonia soberana da vida, quebrada por nossas atitudes contrárias ao bem . . .”
É preciso tomar cuidado para não se deixar manipular por quem se aproveita da dor do outro para aparecer, se promover, fazer politicagem. E também, para muitos, não revidar é um ato de covardia, quando na verdade é um ato de sabedoria, inteligência e civilidade. Por exemplo: vemos pessoas vandalizando lugares protestando em defesa de varias causas, mas não vemos protesto contra traficante quando este mata alguém. Por que? Porque sabemos até onde devemos ir. Mostra que conseguimos conter nossa raiva ou indignação. Divaldo Pereira Franco fez muitas palestras nos presídios. Em uma delas ele disse aos detentos que precisamos aprender a AGIR. Porque o animal REAGE quando se sente ameaçado. Ele morde, pica, dá coice. Mas, o homem, é um ser racional, portanto deveria aprender a AGIR ao invés de REAGIR. E finalizou a palestra dizendo aos detentos que, se muitos deles não tivessem reagido não estariam ali. Então, pensemos muitas vezes antes de reagir, todos somos capazes de controlar nossa raiva para não sofrermos com a colheita de uma ação precipitada.
Texto de Rudymara

Nenhum comentário:

Postar um comentário