sexta-feira, 27 de novembro de 2020

O VOTO EGOÍSTA

 


Era época de eleição. As discussões estavam em todas as rodas de conversa. O que mais se ouvia era:
- Eu não voto no fulano porque o procurei para arrumar emprego para meu filho e ele nem deu importância.
- Eu não voto no beltrano porque, no outro mandato, dificultou para os funcionários públicos tirarem licença médica. Meu filho não pode trabalhar tempo integral, ele é alérgico . . .
- Eu votarei no ciclano porque ele doou cestas básicas para a instituição que eu participo.
Seu Antonio escutou tudo, até que de repente falou:
- Seu Lico, político bom cria oportunidade de emprego aos filhos de vários pais; dona Nilda, licença médica são duas despesas no bolso do povo. É um salário para quem está de licença e outro para quem vai substituí-lo. Há muitos que tiram licença médica sem necessidade. Infelizmente, os funcionários sinceros estão pagando pelos mentirosos; seu José, político bom não é aquele que faz o bem para uma instituição, uma pessoa, uma família. Mas é aquele que faz o bem para uma cidade, um Estado ou um país.
Todos fizeram um silêncio para pensar naquelas sábias palavras. Então seu Antonio concluiu:
- Não podemos votar pensando somente em nosso interesse. Isto é egoísmo. Por isso, temos políticos corruptos. Porque nós nos corrompemos quando vendemos nosso voto por interesse próprio. Incentivamos muitos políticos a continuarem corruptos e depois de eleitos, reclamamos. Político não é nosso empregado particular, é empregado do povo.
Alguém, então, bateu palmas e gritou:
- Seu Antonio, porque o senhor não se candidata? Meu voto será seu . . .
“O egoísmo, ninguém o desconhece, consiste no excessivo amor ao próprio bem, sem atender ao dos outros." (Rodolfo Calligaris)
"O Governo representa não apenas a sociedade, mas também suas tendências." (Richard Simonetti)
KARDEC PERGUNTOU: "Fundando-se o egoísmo no sentimento do interesse pessoal, bem difícil parece extirpá-lo inteiramente do coração humano. Chegar-se-á a consegui-lo?"
OS ESPÍRITOS SUPERIORES RESPONDERAM: "A medida que os homens se instruem acerca das coisas espirituais, menos valor dão às coisas materiais. Depois, necessário é que se reformem as instituições humanas que o entretêm e exercitam. Isso depende da educação." (O Livro dos Espíritos, questão 914)
"O egoísmo, esta chaga da humanidade, deve desaparecer da Terra, porque impede o seu progresso moral. (...) Expulsai o egoísmo da Terra, para que ela possa elevar-se na escala dos mundos, pois já é tempo da humanidade vestir a sua toga viril, e para isso é necessário primeiro expulsá-lo de vosso coração."
(Emmanuel, O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XI, item 11)
CONCLUSÃO DE RUDYMARA: Muitos de nós votamos pensando em nossos interesses esquecendo o interesse de todos. Nos vendemos por pouca coisa e prejudicamos uma cidade, um Estado ou um país. Pensemos antes de votar, "a mudança de tudo começa na mudança de cada um", como disse Emmanuel. Avaliemos as propostas, busquemos saber se são viáveis, se estão dentro daquilo que eles podem fazer ou mudar. Busquemos saber a vida política de nosso candidato. O que ele fez de bom ou de ruim? Qual sua ficha moral e ética. A mudança não está em mudar de candidato homem para mulher ou vice versa, de partido ou outra coisa qualquer, precisamos avaliar o que eles defendem. Não devemos votar em quem é a favor de algo que prejudique uma pessoa, uma cidade ou nação. As drogas, por exemplo, estão destruindo a paz das cidades, Estados, país e das famílias, então não é algo que devemos compactuar. Enfim, façamos a nossa parte para não sofrermos no futuro. Pensemos nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário