segunda-feira, 9 de abril de 2012

A VIDA DE SÃO BENEDITO



Benedito tinha o apelido de “mouro” pela cor de sua pele. Foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 21 anos Benedito aceitou o convite de um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis para viver entre eles. Fez votos de pobreza, obediência e castidade e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.
Cumprindo seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Sua piedade,sabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade mas com alegria suas atividades na cozinha do convento.
Sempre preocupado com os mais pobres do que ele, aqueles que não tinham nem o alimento diário, retirava alguns mantimentos do Convento, escondia-os dentro de suas roupas e os levava para os famintos que enchiam as ruelas das cidades.
Benedito morreu aos 65 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália.
Curiosidade: As estátuas de São Benedito aparecem com uma criança no colo. Muitos pensam que esta criança é o menino Jesus, mas ela simboliza a cura que ele realizou em uma criança.

NA VISÃO ESPÍRITA, os “santos(as)” da igreja católica, foram homens e mulheres que marcaram sua vida na Terra com atitudes de caridade que deveriam servir de exemplo aos seus adeptos e devotos. Mas, a maioria não segue esses exemplos de amor ao próximo, lembram-se deles apenas para pedir: emprego, curas, solução de problemas, etc. Exemplo: Irmã Dulce socorria os pobres e doentes e construiu um hospital para eles. Quando ela for canonizada alguém seguirá seu exemplo? Será que ela ficará feliz em receber velas, preces, pedidos, peregrinações ou donativos para seu hospital e aos pobres? E São Benedito, gostaria de ser lembrado por distribuição de doces ou de alimentos aos necessitados? 
Pensemos nisso com cuidado!


A biografia de São Benedito foi retirada da internet e a visão espírita é de Rudymara






Nenhum comentário:

Postar um comentário