sexta-feira, 6 de abril de 2012

JESUS É CONDENADO A PENA DE MORTE

Na última sexta-feira que Jesus esteve na Terra: os membros da corte, que não podiam sentenciar ninguém a morte, levaram Jesus amarrado para Pilatos, o governador romano. Astutamente eles acusaram o Cristo de trair a lei romana. E não a judaica.
Pilatos interrogou Jesus perguntando:
- Você é o rei dos judeus?
E Jesus respondeu:
- Você é quem está dizendo isso.
Pilatos interrogou novamente:
- Nada tens a responder? Vê de quanta coisa te acusam!
Mas Jesus não respondeu mais nada, e Pilatos fica impressionado e diz aos sacerdotes e para o povo:
- Não acho nele crime algum . . .
Pilatos não sabia o que fazer. Ele não achava que Jesus era um traidor. Mas se o soltasse, sabia que os lideres judeus iriam se revoltar e o imperador poderia culpá-lo. Por fim, descobre um modo de resolver o problema e se sair bem. Vendo a multidão, ele resolveu deixar o povo resolver. Havia uma lei que dava poder ao povo, na época da páscoa, de escolher um prisioneiro para ser solto. Mas o que Pilatos não sabia é que os líderes haviam jogado o povo contra o Cristo. Então, Pilatos disse:
- É nosso costume soltar um prisioneiro na páscoa. Quem devo soltar? Jesus, o Cristo ou Barrabás, o assassino?
O povo logo gritou:
- Barrabás! Solte Barrabás!
Pilatos fica atônito e pergunta:
- Que mal fez ele?
Eles responderam gritando:
- Seja crucificado!
Pilatos viu que nada conseguia, e que poderia haver uma revolta. Mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão, e disse:
- Eu não sou responsável pelo sangue desse homem. É um problema de vocês.
Pilatos manda chicotear Jesus, achando que o povo, talvez ficasse satisfeito vendo Jesus castigado. Depois os soldados fazem uma coroa de espinhos e põem em sua cabeça. Pilatos apresenta Jesus ao povo, esperando que eles tivessem compaixão Dele ao vê-lo ferido. Mas o povo continuou pedindo sua morte. Enojado, Pilatos solta Barrabás, e entrega Jesus para ser crucificado. E escreve estas palavras numa placa para ser colocada no topo da cruz: “Jesus de Nazaré, rei dos judeus.” Esta seria sua vingança. Ele sabia que os lideres judeus iriam se irritar ao ver aquelas palavras na cruz de um homem condenado a morte.
Então Judas, o traidor, ao ver que Jesus fora condenado, sentiu remorso, e foi devolver as trinta moedas de prata aos chefes dos sacerdotes e anciãos, dizendo:
- Pequei, entregando a morte sangue inocente.
Responderam eles:
- E o que temos nós com isso? O problema é seu.
Judas jogou as moedas no santuário, saiu, e foi enforcar-se.
Jesus fica nas mãos dos soldados romanos. Eles põem a cruz sobre seus ombros e o forçam a carrega-la até um morro chamado Calvário. Lá, eles pregam mãos e pés de Jesus naquela cruz. Jesus, olha para o céu e diz:
- Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem!
E nos instantes finais disse:
- Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.
Um homem chamado José de Arimatéia, que era membro da corte, foi falar com Pilatos:
- Quero o corpo de Jesus para enterra-lo antes que comece o sábado (dia sagrado para os judeus).
Com todo cuidado José tira o corpo de Jesus da cruz e com a ajuda de Nicodemos o envolve em panos de linho e colocam num túmulo de seu jardim. Como Jesus disse que depois de 3 dias ia ressuscitar, os sacerdotes pedem para Pilatos colocar soldados guardando o túmulo. Pois tinham medo que os discípulos roubassem o corpo e dissessem que Ele reviveu. Os soldados, então, ficam de guarda.

Observação: Jesus foi, injustamente, condenado a morte. Por contrariar sacerdotes e fariseus estes planejaram sua morte. Infelizmente, até hoje convivemos com esta intolerância. O que será que aconteceria se Jesus estivesse entre nós? Hoje não há crucificação, mas há linchamento, emboscada, sequestro, etc. Pensemos nisso. Sua vinda mudou totalmente o comportamento dos cristãos?

Jesus não viveu para nos salvar, mas para mostrar o caminho da salvação....se Ele tivesse levado o pecado do mundo, o mundo não estaria tão desequilibrado.....Ele está esperando que salvemos o mundo com nossa conduta em relação ao próximo, ao planeta e a nós mesmos usando os ensinamentos Dele.
Como estamos tratando o próximo da família consanguínea? Da escola? Do trabalho? Da via pública? E o planeta: os animais, as florestas, o ar?






Nenhum comentário:

Postar um comentário