quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

QUARTA-FEIRA DE CINZAS



No carnaval aumentam as transgressões das leis morais cristãs de todas as formas: sexo desregrado, gravidez indesejada, aborto, doenças sexualmente transmissíveis, bebedeira que danifica a saúde do corpo físico, mortes no trânsito causado pelo alcoolismo e outras drogas e muita violência. Dia seguinte ao término do carnaval, é a quarta-feira intitulada de cinzas, onde muitos estão com a saúde debilitada, o corpo físico cansado. Outros ficam triste com o término e alguns cumprem o que pede sua religião (catolicismo), por isso buscam templos religiosos para tomar cinzas, cujo simbolismo é para que as pessoas se arrependam de algo que fizeram, que façam reflexão sobre o dever da conversão, da MUDANÇA DE VIDA ou MUDANÇA COMPORTAMENTAL. A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da quaresma (para os católicos), que é o período de quarenta dias que antecedem a festa da Páscoa, onde é relembrado os últimos dias de Jesus na Terra. Mas, neste período, não nos enganemos tentando enganar Jesus com abstinências como a de carne vermelha, cigarro, bebida alcoólica, e outros, por apenas quarenta dias. Ele espera mais que isso e por um período permanente. A abstinência que Ele espera de nós é a das coisas que faz mal para nosso corpo e para nosso Espírito. Na sexta-feira da paixão muitos não comem carne vermelha em respeito à Jesus. Mas, passou a sexta-feira, tudo volta ao normal, ou melhor, todas as transgressões se repetem em desrespeito ao que ele nos pede há mais de dois mil anos.
Agora perguntemos: “Só com a vinda Dele já estamos salvos?” Não nos enganemos. Jesus não morreu para nos salvar, ou melhor, nos livrar dos erros. Ele viveu para nos mostrar o caminho da salvação. Mas, salvar do que? Dos resgates difíceis. Quando vivenciarmos seus ensinamentos, não teremos o que resgatar, consequentemente, estaremos salvos das dores e aflições. Então, como vemos, o sacrifício do Cristo e de seus discípulos não aconteceram para apenas admirarmos ou para decorarmos seus ensinamentos e ficar por isto mesmo. A passagem do Cristo na Terra é mais que presentes, presépios, ceia, bacalhau, ovos de chocolate, paçoca, coelhinho e fazer pedidos á ele. Quando entenderemos o sentido da vinda do Cristo a Terra? Será que estamos agradando Jesus com esta fé sem obras? Quando seremos o sal da Terra? Quando brilharemos a nossa luz? Até quando gritaremos "Senhor, Senhor", mas não faremos o que ele pede?
Na questão 999 do O livro dos Espíritos Kardec perguntou: “O arrependimento sincero durante a vida é suficiente para extinguir as faltas e fazer que se mereça a graça de Deus?” E eles responderam: “O arrependimento auxilia a melhora do Espírito, mas o passado deve ser expiado.”
Richard Simonetti explica: “Só o arrependimento não nos concede o perdão. É apenas o primeiro passo na árdua jornada da reabilitação, em favor da qual não bastam penitências, ritos, ou rezas. É de fundamental importância que o mal seja reparado. Podemos definir o arrependimento como a consciência de que fizemos algo errado, de que prejudicamos alguém ou a nós mesmos. Implica em dor moral, tão profunda quanto a natureza de nossas faltas e o grau de nossa maturidade. Quanto mais evoluídos, mais sofre o Espírito, ao avaliar a extensão dos prejuízos que causou a si mesmo ou ao semelhante. Pode ocorrer na Terra, pelo exercício da razão. Exemplo típico: o indivíduo que parte para a violência em face de determinada contrariedade; O marido traído, que mata a esposa; A mãe que fere a criança ao castigá-la. Depois o lamento: “Ah! Meu Deus! Por que não me controlei!” Mais frequentemente o arrependimento eclode no Plano Espiritual, quando o Espírito defronta-se com sofrimentos e desajustes decorrentes de suas iniciativas desatinadas. O arrependimento sincero, e a disposição a dar uma guinada existencial, modificando seus rumos, não é fácil. O homem comum distrai-se de suas responsabilidades, sempre pronto a justificar seus desvios com intermináveis frases como estas:
“Bebo sim, mas para enfrentar os problemas da existência - explica o alcoólatra, sem atinar para o fato de que se transformou, ele próprio, num grande problema.”;
“Traí meu marido, sim, envolvi-me em aventuras extraconjugais, porque não me dava atenção - afirma a mulher displicente, a justificar sua irresponsabilidade.”
Pessoas assim transitam pela vida de consciência anestesiada pela indiferença em relação aos valores morais, para somente despertarem no Plano Espiritual, quando se habilitam a longas e penosas jornadas de retificação.”
Lembrando uma frase de um padre amigo: "As cinzas que as pessoas recebem na quarta-feira não apaga o que elas fizeram no carnaval."
Então, não nos enganemos, senão continuaremos sofrendo as consequências de nossos atos, colhendo os frutos amargos do nosso plantio.
Pensemos nisso!


Texto de Rudymara


Nenhum comentário:

Postar um comentário