segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ANIVERSÁRIO DE ALLAN KARDEC


Kardec nasceu dia 03 de outubro de 1804 em Lion na França.
Seu nome verdadeiro era Hyppolite Lèon Denizard Rivail. Ele era professor e escreveu vários livros didáticos.
Seu interesse pelos fenômenos começou quando aceitou o convite de um amigo para participar de uma reunião onde as mesas giravam. A princípio Kardec disse ao amigo que aquele fenômeno podia ter explicação natural. Mas depois que descobriu que as mesas respondiam perguntas disse: “Isto, agora, é outra questão. Só acreditarei quando o vir e quando me provarem que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir e que possa tornar-se sonâmbula.”
Em maio de 1855, em casa da Srª Plainemaison, Rivail presenciou, pela primeira vez, o fenômeno da mesas girantes “que giravam, saltavam e corriam, em condições tais que não deixavam lugar a qualquer dúvida.”
Assistiu, também, a ensaios imperfeitos de escrita mediúnica numa ardósia (lousa), com auxílio de uma cestinha. Disse ele: “Entrevi, naquelas aparentes futilidades, no passatempo que faziam daqueles fenômenos, alguma coisa de sério, como a revelação de uma nova lei que tomei a mim estudar a fundo.”
Conheceu a família Baudin, em cuja casa, através da mediunidade das jovens Caroline e Julie, e pelos fenômenos com auxílio da cesta escrevente, pode observar: “Comunicações contínuas e respostas a perguntas formuladas, algumas vezes até a perguntas mentais, que causavam, de modo evidente, a intervenção de uma inteligência estranha.”
Verificou que as comunicações vinham de espíritos dos que já viveram na Terra e que não eram todos iguais em conhecimento nem moralidade. Mesmo assim, suas informações eram valiosas.
À medida que o prof. Rivail coletava os ensinamentos e os organizava de forma didática, foi se evidenciando que constituíam toda uma doutrina. Um conjunto de princípios, harmoniosamente entrosados, revelando as leis divinas (naturais e imutáveis) que regem o Universo e a vida dos seres.
Era a doutrina dos espíritos; eles é que a haviam ditado, o prof. Rivail não a criou nem a fundou, foi, apenas, o seu Codificador (quem coletou e organizou os ensinos, as leis e os princípios revelados).
Para distingui-la das demais doutrinas espiritualistas, Rivail a denominou Espiritismo e, aos adeptos, chamou de espíritas ou espiritistas.
Para apresentar e divulgar essa doutrina publicou livros espíritas. A fim de não confundirem com suas obras (livros) como pedagogo, publicou-as sob o pseudônimo de Allan Kardec, nome que tivera em uma encarnação anterior, entre os celtas (conforme lhe havia sido revelado).
O Espiritismo é na origem, uma revelação divina, por ser de iniciativa dos espíritos do Senhor, ou Espírito Santo; e humana na sua elaboração pelo trabalho de Kardec e de todos os estudiosos e pesquisadores com base nas informações prestadas pelos espíritos.
O Espiritismo é uma doutrina filosófica, de bases científicas e conseqüências morais (ou religiosas).




Nenhum comentário:

Postar um comentário