domingo, 1 de março de 2020

ESPÍRITOS MISSIONÁRIOS NA TERRA



Humberto de Campos conta no livro Brasil, coração do mundo pátria do evangelho, a história pela visão espiritual, o feito de muitos missionários. Eis alguns exemplos:
Princesa Isabel veio ao mundo com a sua tarefa no trabalho abençoado da Abolição da Escravatura.
O Espírito Hilel reencarna em 04 de março de 1394 na cidade do Porto como o infante Dom Henrique de Avis, quinto filho do Rei D. João I. Ele renovou as energias portuguesas no desejo de encontrar novas terras além-mar para transplantar a árvore do evangelho que havia sido plantada na Palestina para outro local do globo: o Brasil.
Tiradentes foi um inquisidor em sua encarnação anterior:
Instantes antes do enforcamento, a falange de Ismael (Espírito escolhido por Jesus para auxiliar no progresso e desenvolvimento do Brasil) cercaram a alma leal e forte de Tiradentes, inundando-a de santas consolações (...) no momento que seu corpo balança, pendente das traves do cadafalso, no Campo da Lampadosa, Ismael recebia em seus braços carinhosos e fraternais a alma edificada do mártir. Ismael exclamou:
“Irmão querido, resgatas hoje os delitos cruéis que cometestes quando te ocupavas do nefando mister de inquisidor, nos tempos passados. Redimiste o pretérito obscuro e criminoso, com as lágrimas do teu sacrifício em favor da Pátria do Evangelho de Jesus...."
Joanna de Ângelis fala sobre algumas pessoas que se tornaram missionárias: "Mulheres e homens valorosos que foram enviados à Terra com limitações e impedimentos quase superlativos, demonstraram a grandeza de que eram portadores, transformando a existência em um hino de alegria, tornando-se missionários do amor e da ciência, da tecnologia, da arte, da fé religiosa, estimulando o progresso e trabalhando em seu benefício.
A admirável senhora Helen Keler, embora cega, surda e muda, viveu em constante alegria, tornando-se uma semeadora de esperança e de bom humor para milhões de outros seres atormentados nas expiações retificadoras, dedicando a existência a encorajar o próximo através de memoráveis discursos e livros formosos.
Louis Braille, igualmente padecendo de cegueira, transformou os seus limites em bênção para os companheiros invidentes, criando o alfabeto para o tato, de resultados surpreendentes, que hoje lhe guarda o nome.
Beethoven, em surdez total, utilizou-se do silêncio profundo para compor as últimas sinfonias da sua existência e, particularmente, a 9ª, a coral, considerada um coroamento da sua obra.
Vicente Van Gogh atormentado pela esquizofrenia, conseguiu pintar com esmero e realismo, refletindo o seu estado interior...
O Aleijadinho, apesar da injunção perversa da hanseníase, transformou pedras em estátuas deslumbrantes, tornando-se um artista incomum...
Apesar da tuberculose que o consumia, Louis Pasteur prosseguiu nas suas investigações em torno dos micróbios, oferecendo incalculáveis benefícios à saúde da humanidade..."
Em Salvador, na Bahia, na década de 1950, Divaldo Franco, psicofonicamente, recebeu do Espírito Ivon Costa, ex-tribuno espírita, mensagem denominada "Espíritas, reverenciai os berços". Ivon Costa afirmava que cinquenta mil espíritos missionários e quinhentos vultos bíblicos e líderes do progresso humano estavam reencarnando para sustentar a fé e o bem na virada do milênio. Seriam os precursores do mundo de regeneração. E recomendou: "oferecei-lhes desde cedo a evangelização infanto juvenil para que recordem os compromissos assumidos com Jesus na imortalidade". Divaldo escolheu chamá-los de "Os Programados", identificando-os com o passar do tempo no Brasil e no Mundo. Mas, orienta: (...) São crianças que devemos educar apelando para a lógica, o bom tom. A criança deve ser orientada, esclarecida, repetidas vezes. Voltarmos aos dias da educação doméstica, quando nossas mães nos colocavam no colo, falavam conosco, ensinavam-nos a orar, orientavam-nos nas boas maneiras, nas técnicas de uma vida saudável, nos falavam de ternura e nos tornavam o coração muito doce..."
Como vemos, um missionário não tem asas, não precisa possuir valiosos bens materiais, ter conduta ilibada, fazer curas milagrosas ou algo grandioso e espetacular para ser reconhecido, basta se esforçar, apesar de não ser perfeito, para ser útil, para vivenciar o Bem, o amor ensinado pelo Cristo. Bezerra de Menezes explica: "Ser cristão é oportunidade de vivenciar o Evangelho em espírito e verdade...Não vos deixeis desalentar. Recordai que, para o trabalho inicial do Evangelho, Jesus requisitou o concurso de doze homens e não de doze anjos." Como vemos, Jesus escolheu 12 homens, todos com imperfeições na conduta, mas foram valiosos na propagação do evangelho. Deus se utiliza dos homens e mulheres de boa vontade para que o ajude a propagar e implantar o bem na Terra. O único espírito de maior evolução que encarnou em nosso planeta foi Jesus, nós outros passamos por aqui em prova ou expiação, mas lembrando que, todos somos missionários, todos podemos fazer a diferença neste mundo. como disse Divaldo Franco: “Quem não puder doar uma estrela, doe a luz de um vagalume; quem não puder dar um jardim, ofereça uma flor; quem não puder brindar a vida, enseje um aperto de mão; quem não dispuser de um rio para saciar a sede de uma aldeia, oferte um copo de água a alguém. Porque ninguém é destituído de valor que não possa amar, nem é tão pobre que não possa alguma coisa doar.” Pensemos nisso!


Texto de Rudymara

Nenhum comentário:

Postar um comentário