sábado, 4 de agosto de 2018

AS ELEIÇÕES E SEUS INTERESSES



Era época de eleição. As discussões estavam em todas as rodas de conversa. O que mais se ouvia era:
- Eu não voto no fulano porque o procurei para arrumar emprego para meu filho e ele nem deu importância. 
- Eu não voto no beltrano porque, no outro mandato, dificultou para os funcionários públicos tirarem licença médica. Meu filho não pode trabalhar tempo integral, ele é alérgico . . . 
- Eu votarei no ciclano porque ele doou cestas básicas para a instituição que eu participo. 
- Minha família irá votar em fulano porque ele colocou o nome de meu pai numa rua em minha cidade.
- Votarei em tal político porque ele arrumou vaga de internação para meu filho no hospital.
Seu Antonio escutou tudo, até que de repente falou:
- Seu Lico, político bom cria oportunidade de emprego aos filhos de vários pais; dona Nilda, licença médica são duas despesas no bolso do povo. É um salário para quem está de licença e outro para quem vai substituí-lo. Há muitos que tiram licença médica sem necessidade. Infelizmente, os funcionários sinceros estão pagando pelos mentirosos; seu José, político bom não é aquele que faz o bem ou um favor para uma instituição, uma pessoa, uma família. Mas é aquele que faz o bem para uma cidade, um Estado ou um país. Dona Lola, me desculpe, mas colocar nome de rua não é um trabalho social, é só um agrado para que a senhora e seus familiares votem nele na próxima eleição, já que seu parente não fez nada para a sociedade que merecesse tal homenagem. Ele apenas aproveitou para satisfazer a sua vaidade para tirar vantagem mais tarde. Wagner, quem tem que arrumar vaga é o hospital. Este tipo de político segura vaga, bolsa de estudo, emprego e outros para que possa fazer este tipo de favor e ganhar seu voto e sua propaganda a respeito dele na próxima eleição. Quer dizer que, se um coitadinho, que não conhece um político não conseguirá vaga? Será que seu filho não passou na frente de pessoas que precisavam da vaga com mais urgência? Não devemos fazer aos outros o que não queremos que façam para nós ou para os nossos. E, furar fila é uma pequena corrupção. As vezes, político bom é aquele que diz "não" a pedidos particulares, é aquele que não consegue aprovar uma lei dele, porque não faz conchavo, enfim, avaliem o candidato sem egoísmo. 
Todos fizeram um silêncio para pensar naquelas sábias palavras. Então seu Antonio concluiu:
- Não podemos votar pensando somente em nosso interesse. Isto é egoísmo. Por isso, temos políticos corruptos. Porque nós nos corrompemos quando vendemos nosso voto por interesse próprio. Incentivamos muitos políticos a continuarem corruptos e depois de eleitos, reclamamos. Político não é nosso empregado particular, é empregado do povo. 
Alguém, então, bateu palmas e gritou:
- Seu Antonio, porque o senhor não se candidata? Meu voto será seu . . .

Conclusão: “Cada povo tem o Governo que merece.”
“O egoísmo, ninguém o desconhece, consiste no excessivo amor ao próprio bem, sem atender ao dos outros." (Rodolfo Calligaris)
"O Governo representa não apenas a sociedade, mas também suas tendências." (Richard Simonetti)
"Fundando-se o egoísmo no sentimento do interesse pessoal, bem difícil parece extirpá-lo inteiramente do coração humano. Chegar-se-á a consegui-lo?"
"A medida que os homens se instruem acerca das coisas espirituais, menos valor dão às coisas materiais. Depois, necessário é que se reformem as instituições humanas que o entretêm e exercitam. Isso depende da educação (moral)." (O Livro dos Espíritos, questão 914)

Rudymara



Nenhum comentário:

Postar um comentário