quinta-feira, 7 de junho de 2018

SE ALGUÉM TE FERIR NUMA FACE APRESENTA-LHE A OUTRA TAMBÉM



Esta máxima de Jesus é muito polêmica por ser mal compreendida. E a doutrina veio dar-lhe entendimento.
Se levarmos ao pé da letra, diríamos que Jesus está incentivando a violência. Fazendo com que o agressor continue violento e que aquele que é agredido vire saco de pancada. É como se Jesus dissesse: “Se alguém te bater numa face, peça que bata na outra face também.” Mas não é este o sentido desta máxima. Joanna de Angelis explica a máxima de forma magistral. Ela disse que: A vida possui duas faces: a boa e a má. "Se alguém te bater numa face - disse Jesus - apresenta-lhe a outra." Uma é a face da violência, do orgulho ferido, da vaidade mesquinha, do medo. A outra é a da paz, da confiança no bem, da vitória do amor, da dignidade.”
No tempo de Moisés era comum o revide porque eles seguiam a lei do olho por olho dente por dente. Mas esta lei só atrasa nossa evolução porque ela afasta amigos, familiares, faz perder emprego, liberdade porque muitos chegam a matar quando revidam e, ainda, cria um resgate para a outra encarnação. Para muitos, não revidar é um ato de covardia, quando na verdade é um ato de sabedoria, inteligência. Divaldo Pereira Franco fez muitas palestras nos presídios. Em uma delas ele disse aos detentos que precisamos aprender a AGIR. Porque o animal REAGE quando se sente ameaçado. Ele morde, pica, dá coice. Mas, o homem, é um ser racional, portanto deveria aprender a AGIR ao invés de REAGIR. E finalizou a palestra dizendo aos detentos que, se muitos deles não tivessem reagido não estariam ali.
Então, o que precisamos entender é que Jesus não condenou a defesa, mas sim a vingança. Quando alguém vem nos agredir fisicamente, nós não ficaremos estáticos esperando que ele nos machuque ou mate. Nós temos dentro de nós o instinto de defesa da vida, está no livro dos espíritos questão 702 e 703. Mas, nós devemos nos defender sem querer nos vingar. Por exemplo: quando alguém vem nos bater e nós lhe dermos um empurrão e ele cair, não devemos esmurrá-lo, chutá-lo ou pegar um pedaço de pau para bater nele até desmaiá-lo ou matá-lo. Devemos tentar fazê-lo entender que não queremos brigar ou correr, no caso dele ser violento, não aceitar conversa ou coisa assim. Então, Jesus não condenou a defesa, mas recriminou a vingança. 
Francisco de Assis, em sua oração explicou esta máxima de forma magnífica, ele pede ao Senhor:
Faze de mim um instrumento da tua paz.
Se alguém me apresentar a face ódio, que eu lhe apresente a face do amor.
Se me apresentar a face da ofensa, que eu lhe apresente a face do perdão.
Se me apresentar a face da discórdia, que eu lhe mostre a face da união.
Se me apresentar a face da dúvida, que eu lhe a presente a face da fé.
Se me apresentar a face do erro, que eu lhe mostre a face da verdade.
Se me apresentar a face do desespero, que lhe apresente a face da esperança.
Se me apresentar a face da tristeza, que eu lhe apresente a face da alegria.
Se me apresentar a face das trevas, que eu lhe apresente a face da luz.
Eis um homem que foi um verdadeiro instrumento da paz...
Então, aprendamos a agir ao invés de reagir, de nos defender sem nos vingar, de não entrar na violência do próximo, mas trazê-lo para a nossa paz. Porque como disse Jesus: “Bem aventurados os mansos e pacíficos”. Mas, se alguém nos apresentar a face do amor, do bem, da caridade, da alegria, REVIDE, este é o único revide que Jesus é favorável.

Texto de Rudymara




Nenhum comentário:

Postar um comentário