quinta-feira, 4 de agosto de 2016

FINALIDADE DO ESPIRITISMO



É ajudar no progresso moral da humanidade.
E OS FENÔMENOS ESPÍRITA E A CARIDADE?
Os fenômenos e caridade espírita são importantes, mas não são a prioridade da doutrina. 
POR QUE? 
Se dermos mais importância aos fenômenos (cartas consoladoras, desobsessão, passe, curas espirituais, etc.) e caridade material, cairemos no mesmo erro que outras religiões que, deram mais importância aos cultos externos, como: batismo, casamento religioso, dízimo, não fazer transfusão de sangue, discutir o comprimento da saia que as mulheres devem usar, etc., do que a prática dos ensinamentos do Cristo. Por isso vemos cristãos corruptos, desonestos, maldosos, adulteros, etc. Eles frequentam uma religião cristã, seguem os rituais e dogmas da religião, mas fora da casa religiosa não vivem o cristianismo em seus atos. E quanto a caridade material, esta acaba, sacia a fome do corpo perecível sem alimentar o espírito eterno e faminto de ensinamento moral cristão. Nem só de pão vive o homem... Jesus realizou fenômenos para chamar a atenção das pessoas para ele, para que pudesse passar o mais importante: SEUS ENSINAMENTOS. Ele veio curar as chagas da alma e não do corpo físico. Certa vez, Jesus foi jantar na cada de um fariseu. Eles tinham um ritual religioso "sagrado" que era lavar as mãos antes das refeições. Jesus sabia do ritual, mas não lavou as mãos, para deixar ali um ensinamento. O fariseu não gostou e Jesus deixou claro que os ensinamentos morais são mais importantes que os cultos externos quando disse ao fariseu: "Vocês, fariseus, tem o costume de lavar o exterior do copo e do prato e se esquecem do mais importante que é limpar o interior do coração. É dele que saem todo tipo de maldade.
Por exemplo: Se afastarmos o obsessor de uma pessoa sem explicar a ela quem é ele, porque ele nos acompanha, etc., a pessoa sairá da casa espírita e voltará aos desregramentos atraindo outro obsessor ou obsessores para perto dela novamente. Assim acontece com a cura. Sem saber as origens das doenças, a prevenção, etc., a pessoa que recebeu cura espiritual sairá da casa espírita e voltará aos desregramentos: abusos alimentares, vícios, sentimentos e atitudes negativas, etc. E sobre a caridade, não adianta visitar asilo de idosos e não visitar, cuidar, respeitar os idosos da família; não adianta homens, mulheres, jovens fazerem sopa aos carentes se em casa não ajudam a descascar uma batata para ajudar; não adianta arrecadar alimento aos que estão passando por dificuldade financeira se não ajudamos os familiares que passam pelo mesmo problema; não adianta trabalhar na evangelização infantil se não evangelizamos nossos pequenos entes queridos, etc. 
COMO PODEMOS AJUDAR O ESPIRITISMO?
Trabalhando para manter a casa espírita, para que ela ajude outras pessoas. Sendo caridoso em todos os lugares, não só dentro da casa espírita com dia e hora marcado. Ele deve ser aquele que se pergunta: "Estou sendo um bom filho(a), um bom marido, esposa, pai, mãe, vizinho, irmão, genro, nora, funcionário, patrão, aluno, profissional, cidadão, etc?" Quando a resposta for "SIM", estaremos ajudando no progresso moral da humanidade. Este é o papel do BOM ESPÍRITA.


Rudymara





Nenhum comentário:

Postar um comentário