sexta-feira, 10 de junho de 2011

SANTO E SANTA NA VISÃO ESPÍRITA



Os “santos(as)” da igreja católica, foram homens e mulheres que marcaram sua vida na Terra com atitudes de caridade que deveriam servir de exemplo aos seus adeptos e devotos. Mas, a maioria não segue esses exemplos de amor ao próximo, lembram-se deles apenas para pedir: emprego, curas, solução de problemas, etc. Exemplo: Irmã Dulce socorria os pobres e doentes e construiu um hospital para eles. Quando ela for canonizada alguém seguirá seu exemplo? Será que ela ficará feliz em receber velas, preces e peregrinações ou donativos para seu hospital, cestas básicas, roupas, sapatos, remédios, etc., aos pobres?
É comovente ver a fé das pessoas mais simples e ignorantes, mas os que já conseguem entender o verdadeiro sentido da fé (a fé sem obras é morta) devem mudar seu modo de pensar e agir para que possamos mudar séculos de ignorância e de cabresto. Só assim cresceremos e ajudaremos os que convivem conosco a crescer. Sem querer impor, mas apenas esclarecendo. Se continuarmos agindo assim, o mundo nunca irá mudar porque nós não mudaremos o nosso mundo interno.
Enquanto isso, muitos comercializam o nome dos “santos”. Precisamos lembrar que Jesus repreendeu o comércio no templo religioso. Este é o que o espírita pensa sem querer impor ou ir contra quem pensa e age de maneira diferente.
Estamos marcando passo a séculos porque acomodamos com certos dogmas e rituais religiosos que acreditamos agradar Deus sem perceber que o que O agrada é moralizar nossas atitudes. Por isso, vemos pessoas com crucifixo no peito, freqüentando cultos religiosos, lendo Bíblia, etc., fazendo uso de drogas lícitas e ilícitas, se prostituindo e levando pessoas a se prostituir de maneira direta e indireta, enganando, adulterando, roubando, enfim, lesando o próximo e a si mesmo.
No livro “O Consolador” a questão 200 diz: Onde localizar a origem dos desvios da razão humana? E Emmanuel responde: A origem desse desequilíbrio reside na defecção do sacerdócio, nas várias igrejas que se fundaram nas concepções do Cristianismo. Ocultando a verdade para que prevalecessem os interesses econômicos de seus transviados expositores, as seitas religiosas operaram os desvirtuamento da fé, fixando a sua atividade, por absoluta ausência de colaboração com o raciocínio, no caminho infinito de conquistas da vida.
Sem esclarecimento muitos continuarão a desabafar com sacerdotes e estes continuarão iludindo as pessoas dizendo que com algumas preces repetidas e decoradas estão perdoados dos pecados. Por isso, as pessoas voltam a “pecar”, porque assim é muito fácil ser perdoado; continuarão a acreditar que a cerimônia religiosa é mais importante que a convivência do casal dentro do lar, do respeito de um pelo outro e pelos filhos; continuarão acreditando que jogar água no corpo ou na cabeça (batismo) é mais importante que tornar-se cristão nas atitudes, palavras e pensamentos, etc.
Nossa religião acredita em evolução espiritual e, sem conhecimento continuaremos fazendo barganha com Deus, Jesus, Maria e outros; continuaremos retribuindo o bem que recebemos com joelhos esfolados, caminhadas com cruzes nas costas, dízimos, cera em formato de velas, cabeças, pernas, braços, etc., ao invés de retribuir o bem recebido fazendo bem ao próximo e a nós mesmos procurando mudar nossas atitudes.

Texto de Rudymara


Nenhum comentário:

Postar um comentário