sábado, 15 de agosto de 2020

O MAL PODE SER IRRESISTÍVEL?

Kardec perguntou aos Espíritos na questão 645 do O Livro dos Espíritos:

- Quando o homem se acha, de certo modo, mergulhado na atmosfera do vício, o mal não se lhe torna um arrastamento quase irresistível?
Resposta dos Espíritos: “Arrastamento, sim; irresistível, não; porquanto, mesmo dentro da atmosfera do vício, você sempre se depara com grandes virtudes. São Espíritos que tiveram a força de resistir e que, ao mesmo tempo, receberam a missão de exercer boa influência sobre os seus semelhantes.”
Ouvimos, às vezes, pessoas dizendo que "fulano ou ciclano" se desviou do caminho reto por culpa desta ou daquela pessoa, situação de vida ou coisa parecida. Mas, na verdade, a culpa é de quem fez a escolha, cada um responderá por seu ato. Pessoas poderão nos sugerir ir por este ou aquele caminho, mas nós que daremos o "sim ou não" como resposta. Então, devemos assumir nossos erros sem querer responsabilizar outras pessoas ou situações. Como disse Raul Teixeira: " cada qual adentraremos os umbrais da vida a sós", ou seja, não conseguiremos justificar nossos erros dizendo que fomos arrastados para o erro por "fulano ou beltrano". No mundo em que vivemos e no local em que convivemos encontramos bons e maus exemplos, cabe a nós escolhermos o lado que queremos seguir, utilizando nosso livre arbítrio. Deus não erra de endereço. Onde moramos, com quem nos reunimos na família, a posição social, a raça etc, muitas vezes é escolha nossa (prova) e, se não for, é imposição da lei divina (expiação). Mas, seja lá qual for, tudo é para nosso crescimento. Kardec perguntou "qual a finalidade da nossa encarnação" e os Espíritos responderam: "Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade." Portanto, nascemos para evoluir. Ninguém nasce para matar, roubar, enganar, traficar, fazer uso de drogas, enfim, esses atos são escolhas nossas que teremos que prestar contas no futuro. Pensemos nisso!

Texto de Rudymara

Nenhum comentário:

Postar um comentário