domingo, 3 de julho de 2016

NOSSOS SOMOS O SAL DA TERRA

 
 
Com essas palavras alegóricas, Jesus fala diretamente conosco, mostrando qual é a missão que nos cabe no mundo: “Vós sois o sal da Terra”. Uma das propriedades básicas do sal é a de realçar o sabor dos alimentos; comida sem sal é comida sem gosto. Precisamos colocar sal em nossa vida, pois do contrário a vida se torna insípida, isto é, sem sabor, tediosa.
(...) Quando nos tornamos sal da Terra, abandonamos a mediocridade, a preguiça, a insegurança e o medo, cujos comportamentos são a causa da grande maioria dos nossos problemas. Nossa autoestima também se fortalece, e realizamos todo o potencial divino que mora em cada ser humano. Quando somos o sal da Terra, passamos a ser colaboradores ativos de Deus e não críticos da sua obra.
Por tal razão é que na vida muita coisa vem para nós sem tempero. Nós é que precisamos colocar o sal na medida certa.
Tudo começa em mim. Eu preciso ser a mudança que desejo ver em minha vida.
Muitos querem uma vida melhor, mas não se tornam pessoas melhores.
Toda ação transformadora principia pela transformação de nós mesmos. Não adianta esperar pela mudança de fora sem a mudança de dentro. Nada muda se eu não mudo. Temos a liberdade de escolher no que desejamos transformar nossa vida.
(...) Como dissemos, a função do sal é realçar o sabor dos alimentos, portanto Jesus deseja ensinar que precisamos dar destaque ao que é saboroso em nossa vida, embora muitas pessoas insistam em realçar apenas as suas amarguras. Assim fazendo sempre estarão presas à infelicidade. Temos uma tendência quase obsessiva de frisar o que vai mal conosco, nos esquecendo de focalizar o que vai bem e com isso acabamos com uma sensação equivocada de que a nossa vida é uma droga, quando na verdade apenas uma parcela dela não está do jeito que gostaríamos. E esse estado emocional negativo não nos estimula a colocar o sal nas situações que ainda não são do nosso agrado.
Nós é que damos sentido às coisas.

José Carlos de Lucca
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário