quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ALLAN KARDEC



O nome verdadeiro de Allan Kardec é Hippolyte Léon Denizard Rivail. Ele foi um professor que escreveu livros didádicos. Mas, para publicar as obras espíritas, e não ser confundida com os livros que escreveu, como pedagogo, adotou o pseudônimo de Allan Kardec, nome que, conforme revelação feita (pelo espírito Zéfiro), usara em encarnação anterior, ainda em solo francês (Gálias, hoje, França), ao tempo dos druidas.
ALLAN KARDEC CRIOU O ESPIRITISMO?
Não. Allan Kardec apenas formulou e organizou as perguntas, mas as respostas foram dadas pelos Espíritos através da mediunidade de várias jovens médiuns. O primeiro livro da doutrina espírita é “O livro dos Espíritos”, e ele tem este nome porque o conteúdo pertence aos “Espíritos” e não à Kardec.
POR QUE ALLAN KARDEC É CHAMADO DE "O CODIFICADOR"?
Porque ele coletou e organizou os ensinos "dos Espíritos", as leis e os princípios revelados. E para distingui-la das demais doutrinas espiritualistas, Rivail a denominou Espiritismo e, aos adeptos, chamou de espíritas ou espiritistas.
POR QUE ALGUNS DIZEM SER "KARDECISTA"?
Para dizer que ela segue o Espiritismo, pois muitos confundem o Espiritismo com outras religiões espiritualistas.
ENTÃO, É ERRADO DIZER "SOU KARDECISTA"?
Não, mas o certo é dizer "sou espírita". Quando dizemos "sou kardecista", estamos dizendo que seguimos os ensinamentos de Kardec, quando na verdade seguimos os ensinamentos dos espíritos. Kardec apenas organizou os ensinamentos dos espíritos.
O ESPIRITISMO TEM DIVISÃO?
Não. Espiritismo é um só. Centro Espírita só os que seguem a Doutrina dos Espíritos. Algumas religiões que usam o nome de "Centro Espírita" e divergem dos ensinamentos dos Espíritos que estão nas obras básicas codificadas por Kardec, não são Centros Espíritas, são Casas Espiritualistas.
QUAL A DIFERENÇA DE ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO?
Espiritismo é uma doutrina filosófica, científica e religiosa.
Espiritualismo é a crença em algo além da matéria. Muitas crenças crêem na comunicação com os espíritos (espírito santo, caboclos, etc. ), mas não são espíritas.
Podemos concluir que todo espírita é espiritualista (porque crê em algo além da matéria), mas nem todo espiritualista é espírita (porque não segue os ensinamentos trazidos pelos espíritos através de Allan Kardec) .
ALLAN KARDEC CRIOU UM EVANGELHO?
Não. O Evangelho segundo o Espiritismo é o Evangelho de Jesus com explicações sob a ótica espírita ou dos espíritos superiores.
A curiosidade de Kardec trouxe ensinos que consolam, fortalecem e explicam o que era inexplicável além de mostrar a bondade, justiça e amor de Deus.
Obrigada, Kardec!
Rudymara

Nenhum comentário:

Postar um comentário