quarta-feira, 4 de abril de 2018

DEVEMOS DAR O PEIXE OU A VARA




Os Espíritos Superiores convocam-nos, constantemente, a trabalhar muito. Mas o trabalho a que eles se referem não é só o assistencial. Pois, muitas vezes poderemos estar realizando o trabalho dito assistencial, que se constitui de oferecimento de coisas materiais, basicamente, sem que estejamos fazendo os esforços em benefício da promoção do indivíduo assistido. O assistencial é uma das faces do trabalho que podemos efetuar no mundo, mas não é tudo. No momento em que sentimos fome, o mais importante é o prato de sopa ou o pedaço de pão. No dia em que sentimos frio, o mais urgente é o agasalho. Mas oferecer um prato de sopa, um pedaço de pão ou um agasalho a quem está com sérias dificuldades financeiras pode ser pouco se não fizermos outras coisas ao longo do tempo. É conveniente oferecer o primeiro peixe e, depois, somente depois, ensinarmos os companheiros a pescar. Devemos evitar acomodação, da qual teremos que dar contas à própria consciência. Precisamos primar pelo trabalho da promoção humana, auxiliando o indivíduo a libertar-se da necessidade, por meio dos estudos necessários, por meio do esforço para buscar o próprio ganha-pão.
É oportuno lembrar a questão 685-a de O Livro dos Espíritos, quando Kardec levanta a situação daqueles que precisam trabalhar para sobreviver, e já não podem fazê-lo. Então, enquanto cobramos das autoridades a devida responsabilidade, no que diz respeito às suas obrigações, devemos seguir atendendo aos necessitados de qualquer natureza, tanto quanto nos seja possível, de maneira lúcida, sem paternalismo piegas, que geram comodismo, e sem frieza emocional, que estabelece a crueldade. Não devemos esquecer que, em nossa rua, em nosso bairro, o Governo somos nós, quando uma necessidade urgente se apresente.
Mas, não se justificará, jamais, que os espíritas tenham que manter um quadro de pessoas infelizes e miseráveis em suas instituições, afim de que se afirmem caridosos ou para que se imaginem atendendo aos deveres fraternais da assistência cristã. Todo o nosso trabalho deverá dirigir-se, na esfera dos serviços assistenciais, ao erguimento do indivíduo ou da família, fazendo-os valorizados em si mesmos. Essa é a base da assistência genuinamente espírita.
Socorrer a dor imediata é dos mais triviais deveres que a solidariedade impõe, no entanto identificar-lhe as origens para, ao longo do tempo, impedir as suas reaparições, é tarefa indispensável.
Vejamos o que diz Bezerra de Menezes: “Atendei, assim, à fome do corpo; providenciai o agasalho e o remédio, sem vos esquecerdes, porém, de fazer luz para que as trevas da ignorância se desfaçam.
Se é justo cooperar com o pai de família que, de um instante para outro, se vê às voltas com o desemprego, mais justo ainda será ampará-lo com uma nova oportunidade de trabalho.
A assistência fraterna aos irmãos carentes não deve induzi-los à excessiva dependência, sob pena de viciar-lhes o espírito.
É evidente que, cada qual é encorajado pela Vida a equacionar as próprias dificuldades: a solução definitiva dos problemas que enfrenta passa, necessariamente, pela maior conscientização do homem no processo da evolução.
Filhos, não vos esqueçais, portanto de que amar é ensinar o caminho, encorajando a quem deve tomar a iniciativa de percorrê-lo.”
A caridade, devidamente aplicada, representará sempre a mão do Criador, atendendo às necessidades gerais ou específicas da alma humana, fomentando alegria, crescimento e progresso. Mas não basta fazê-la, temos que aprender como fazê-la.


Compilação de Rudymara





Nenhum comentário:

Postar um comentário