sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MAGNETISMO ANIMAL


Magnetismo animal é o fluido doado por uma pessoa encarnada.
Mesmer estudou o magnetismo por mais de vinte anos, fez experiências e quando ele estava certo que obtinha cura através do magnetismo, ele levou a público seus estudos. Ele acreditou que teria uma aceitação enorme, mas não foi o que aconteceu. Em seus estudos Mesmer definiu o conceito do sexto sentido (mediunidade). Ele dizia que “quando nós apaziguamos os ânimos dos 5 sentidos nós conseguimos por meio do sexto sentido ter percepções além dos limites do seu corpo.” Quando ele tratava os pacientes dele por meio do passe, que era a proposta de cura e da água magnetizada, ele percebeu que alguns de seus pacientes entravam em estado de sono. Mas num estado de sono que eles ficavam lúcidos durante o sono e dialogavam coisas que não compreendiam e nem sabiam quando estavam acordados. E falavam, inclusive, sobre a própria doença. E até coisas muito mais espantosas, por exemplo, podiam observar seu organismo por dentro e descrever pequenos detalhes das doenças que eles tinham. Mesmer não inventou o sonambulismo, o sonambulismo surgiu durante sua pesquisa. Ele fazia os passes e alguns pacientes entravam nesse estado de sono, foi daí que ele começou a pesquisar. Kardec, mais tarde estudou o sonambulismo e definiu da seguinte forma: “por meio do fluido vital o magnetizador faz com que o paciente se desprenda do corpo (saia do corpo físico com seu perispírito) e consiga se comunicar por meio do seu próprio organismo.” Então, é como se o corpo fizesse a mesma função que o médium faz quando um espírito vai se comunicar. Mas quem está ali se comunicando usando aquele corpo é a alma do próprio sonambulo. Ele é médium dele mesmo. Mas quando ele sai do corpo dele ele ganha a capacidade de perceber as coisas por meio do seu perispírito. Ele pode sair ir à distância e pode também olhar seu corpo por dentro e até conversar com espíritos. Mesmer pensou assim: “como eu vou explicar para os médicos tudo isso? Como vou dizer que o paciente até ajuda, num estado alterado de consciência, no diagnóstico da doença q ele tem?” E aí ele tomou uma decisão logo cedo: “primeiro eu vou apresentar que esse sistema de passe e água magnetizada provoca cura. E vou propor que a Universidade estude uma reformulação da Medicina com esses novos conceitos. Vou mostrar também que a gente consegue criar uma Medicina barata, praticamente sem custo, que poderia popularizar , buscar o anseio das pessoas mais simples e trazer coragem para a Humanidade.” Esse foi o sonho de Mesmer. Ele disse: “eu não vou contar nada a respeito do sonambulismo porque, com os estudos, os próprios pesquisadores irão descobrir esse fenômeno. Porque se eu chegar dizendo que há um sexto sentido vai ser algo muito maravilhoso e as pessoas não vão aceitar.” Mas a tese da cura pelo passe já causou estranheza e uma revolta e oposição muito grande.
A classe médica e científica de sua época, arraigada no materialismo, não só rejeitou como também perseguiu e caluniou o doutor Mesmer e suas descobertas. Muitos agiram por questões pessoais. Certamente tinham medo de perder poder, prestígio, e principalmente a preciosa remuneração dos enfermos abastados.
Jamais os contratempos desencorajaram Mesmer. Ele estava preparado para estar à frente das descobertas. Foi um homem obstinado, médico sábio e filósofo. Trocou uma vida que poderia ter sido calma e honrada, pela defesa determinada de sua descoberta, considerando-a uma questão humanitária. É uma ironia o fato de Mesmer ter sofrido acusações de estar apenas em busca de fortuna e prestígio, se, antes de tudo, suas posses eram suficientes para mantê-lo confortavelmente por toda sua vida.
E o seu prestígio, por sua vez, conquistado por uma brilhante carreira na medicina e na cultura em geral, foi completamente abalada depois que se dedicou ao magnetismo.
Alguns adversários contumazes do Espiritismo fazem uso da imagem caluniada de Mesmer para atacar Allan Kardec. Afinal, o codificador estudou por 35 anos a ciência do Magnetismo Animal e todos os seus fenômenos. Por que razão um emérito pesquisador dedicaria tanto tempo de sua vida aos estudos de um pretenso charlatão? Uma investigação cuidadosa dessa ciência é fundamental para não deixar dúvidas.




Compilação de Rudymara retirada de uma entrevista de Paulo Henrique de Figueiredo, administrador de empresas, pesquisador e palestrante espírita, autor de Revolução espírita – a teoria esquecida de Allan Kardec, é também autor de Mesmer – a ciência negada e os textos escondidos, obra que resgatou a ciência do magnetismo animal, considerada por Allan Kardec ciência irmã do espiritismo. É apresentador do programa de rádio Universo Espírita – pensar e viver com liberdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário