quarta-feira, 1 de junho de 2016

PROCURANDO UM CENTRO ESPÍRITA FORTE

 
 
- Senhor Fabrício - disse o freqüentador da casa espírita - há várias semanas venho comparecendo às reuniões de assistência espiritual, segundo suas recomendações e, até o momento, não experimentei nenhuma melhora. Continuo com a enxaqueca de sempre, acompanhada de insuperável angústia e incômodos desajustes digestivos . . .
- Meu irmão - responde o dirigente - é assim mesmo. Como venho lhe explicando, você está sob a ação de um obsessor do passado. É preciso dar tempo ao tempo . . .
- Mas, senhor Fabrício - reclama o freqüentador - informaram-me que este é um "centro forte". Mentores poderosos aqui trabalham. Poderiam resolver minha situação rapidamente . . .
- Não apenas aqui, mas em qualquer agrupamento onde se procure observar a orientação espírita e as lições de Jesus, há benfeitores espirituais agindo em nosso benefício. Ocorre que a solução de nossos problemas não depende tanto da ajuda do céu; é imperiosa a boa vontade dos interessados da Terra. Não basta receber ajuda dos Espíritos, os benefícios do "passe" ou o conforto da mensagem espírita cristã. É preciso cultivar a oração, disciplinar as emoções, superar irritações e ressentimentos e, sobretudo, exercitar o Bem. O esforço da caridade é recurso fundamental de libertação, sensibilizando os perseguidores espirituais e demovendo-os de suas intenções malévolas.
- Sim, sim - concorda o cavalheiro, sem convencer-se - Mas o senhor há de convir que com as dificuldades que venho enfrentando é possível seguir semelhante orientação!
- Realmente, não é fácil, nem tanto em virtude de seu estado, mas muito mais porque semelhante tentativa exige uma mudança radical em nossas motivações, no empenho por superar o imediatismo terrestre para raciocinar em termos de Vida Eterna. Raros se dispõem a essa "guinada existencial"...
- Quer dizer que não há outro caminho?
- Penso que não - concluiu Fabrício - pelo menos não o conheço. O próprio Cristo referiu-se a ele quando falou sobre a porta estreita...
- Pois bem - informou o cavalheiro - seguirei sua orientação.
O cavalheiro freqüentador da casa espírita despediu-se e partiu. Nunca mais voltou! Seguiu em frente, à procura de um "centro forte" . . .



Muitos enxergam o Centro Espírita como um mero recurso de cura para males corporais e espirituais, cuja eficiência está subordinada à "força" de seus dirigentes e guias.
Fazem "via sacra" nos agrupamentos espiritistas, sem aprender a lição fundamental: a cura de seus males está subordinada, essencialmente, ao esforço de sua própria renovação.

 
(Richard Simonetti)
 

Quem procurar o Espiritismo somente para obter cura imediata de seus males físicos e espirituais, ou para resolver de pronto seus problemas materiais, poderá ficar decepcionado.
Porque somente se realiza o que estiver dentro das leis divinas. E o Espiritismo não tem por finalidade principal a realização de fenômenos, mas, sim, o progresso moral da humanidade.
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário