terça-feira, 9 de julho de 2013

PIEDADE - evangelização infantil


Jesus contou uma história que fala da piedade. A história chama-se: O BOM SAMARITANO. A história é assim:

Um homem saiu da cidade Jerusalém para ir para a cidade de Jericó. Pegou uma estrada deserta. Ia tranquilo, quando uns ladrões o atacaram.

 

 
Roubaram tudo o que ele tinha: roupa, dinheiro e ainda espancaram o pobre coitado que desmaiou. Passou por ali um religioso que pregava na igreja que olhou o homem machucado e passou reto, sem sentir piedade das dores daquele homem caído.
Em seguida, outro homem passou por ali que trabalhava na igreja e também não ajudou o homem, embora tivesse conhecimento das Leis de Deus.

 
Depois, passou por ali um samaritano (um samaritano é aquele que nasce na cidade de Samaria). As pessoas que moravam em outras cidades não gostavam dos samaritanos porque eles não frequentavam a mesma igreja deles. Mas quando o samaritano viu aquele homem caído, todo machucado e desmaiado, desceu rapidamente do animal que cavalgava.


Não quis saber se aquele homem era rico ou não, se era da religião dele ou não. Tratou das feridas e o colocou no lombo do burro, levando-o a uma hospedaria. Passou a noite toda cuidando do pobre homem. Quando amanheceu o dia, seguiu seu caminho, mas antes de ir embora deu algum dinheiro ao dono da hospedaria para continuar tratando daquele pobre homem e disse:

-  Vou embora, mas voltarei, e se gastar mais, na volta pagarei. 

 
Então, Jesus perguntou a um homem que ouvia a história:

- Qual dos três teve piedade do homem ferido, demonstrando amor ao próximo? O sacerdote do templo religioso, o funcionário do templo religioso ou o samaritano? 



 

O homem respondeu: 

-   Aquele que cuidou do homem ferido, o samaritano, que foi piedoso.

Jesus concluiu:

-  Isso mesmo. Agora vá e faça o mesmo. Cuide dos que precisam de ajuda, console os aflitos.


Conclusão: Piedade é o sentimento que mais nos aproxima de Deus.
A piedade é a irmã da caridade que nos conduz a Deus. Por isso, precisamos ter piedade das pessoas que sofrem: com fome, sede, desamparado, na prisão, no leito de dor, etc. Nós devemos ser sempre como o Bom Samaritano. Devemos estar sempre pronto para socorrer quem sofre, sem perguntar nada ao necessitado. Sem querer saber se o pobre, se o doente, se o orfãozinho necessitado é espírita ou católico, protestante ou judeu, se sua raça é branca ou negra. Devemos afastar de nosso coração os preconceitos. 

Quando o amor ao próximo for praticado por todos os povos, a felicidade reinará na Terra.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário