sábado, 12 de novembro de 2011

A PORTA ESTREITA


“Entrai pela porta estreita, porque a porta da perdição é larga, e o caminho que a ela conduz é espaçoso, e há muitos que por ela entram. Como a porta da vida é pequena como o caminho que a ela conduz é estreito ! E como há poucos que a encontram !” (Mateus, VII, 13:14)

A porta da perdição é larga, porque as más paixões são numerosas, e o caminho do mal é freqüentado pela maioria. E da salvação, é estreita, porque o homem que quer transpô-la deve fazer grandes esforços sobre si mesmo para vencer as suas más tendências, e poucos a isso se resignam; é o complemento da máxima : Há muitos chamados e poucos escolhidos.

OBSERVAÇÃO: nos tempos atuais muitos buscam prosperar (materialmente) prejudicando companheiros de jornada: do trabalho, da família, o desconhecido, etc. Mentem, tramam, fofocam, prejudicam sem pensar nas conseqüências, igualam-se aos políticos que, são nas rodas das conversas, taxados de corruptos, larápios, etc. E assim, vemos os apaixonados pelo sexo, que traem suas esposas e vice-versa, adoecem com doenças sexualmente transmissíveis, fazem filhos indesejáveis, etc. Os que adoecem pelo vício nas drogas lícitas e ilícitas, pelo vício do ódio, do revide, do egoísmo, do orgulho e tantos sentimentos inferiores. Arrumamos tempo para "curtir a vida": festas, viagens, etc., mas não arrumamos tempo para fazer caridade ou frequentar a casa religiosa. Arrumamos dinheiro para comprar coisas que, muitas vezes, nem precisamos, mas negamos uma doação para ajudar alguém necessitado. Muitos só encontram tempo para a casa religiosa quando algum problema acontece em sua vida. Outros só começam um trabalho social quando perdem um ente querido, ficam doente ou uma tribulação acontece em sua vida. Por que não fizeram isso antes? Se buscaram o caminho que leva à porta estreita no momento da dor, é porque sabiam o caminho certo. Então, perguntemos amigos cristãos “Como vai nossa consciência?” “Como estamos nos comportando com o próximo e o distante?” “Basta dizer que somos cristãos para ultrapassar a porta estreita?”



Nenhum comentário:

Postar um comentário