segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

O ESPIRITISMO É UMA RELIGIÃO CRISTÃ?




Uma pessoa nos escreveu afirmando o seguinte: O ESPIRITISMO NÃO É UMA RELIGIÃO CRISTÃ.

Pergunto: "Quem determinou isso? O Cristo?" Não, os homens pretenciosos que acreditam ser os donos da verdade. Ser cristão vai além de decorar Bíblia, frequentar um templo religioso, fazer rituais determinados pela religião e não por Jesus, seguir dogmas, dentre outros. Ser cristão é se esforçar para ter atitude cristã. É viver os ensinamentos trazidos pelo Cristo. A partir do momento que colocamos regras para reprovar, julgar a atitude dos outros, já não estamos sendo cristãos. Dentro de todas as religiões e, fora delas também, existem pessoas que seguem os ensinos do Cristo e outras não.
Quando Jesus disse: “Não julgueis que vim trazer paz a Terra; não vim trazer-lhe paz, mas espada; porque vim separar o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e os inimigos do homem serão os seus mesmos domésticos.” (Mateus, X: 34-36).– seu pensamento era o seguinte: “Não penseis que a minha doutrina se estabeleça pacificamente. Ela trará lutas sangrentas, para as quais o meu nome servirá de pretexto. Porque os homens não me haverão compreendido, ou não terão querido compreender-me. Os irmãos, separados pelas suas crenças, lançarão a espada um contra o outro, e a divisão se fará entre os membros de uma mesma família, que não terão a mesma fé. Vim lançar o fogo (uma nova doutrina) na Terra, para consumir os erros e os preconceitos, como se põe fogo num campo para destruir as ervas daninhas, e anseio porque se acenda, para que a depuração se faça mais rapidamente, pois dela sairá triunfante a verdade. A guerra sucederá a paz; ao ódio dos partidos, a fraternidade universal; às trevas do fanatismo, a luz da fé esclarecida.” (ESE)
Jesus profetizou o que aconteceria com Seus ensinamentos. As pessoas iriam interpretar cada qual do seu modo e, consequentemente, iriam querer impor aos outros seu entendimento. E aqueles que não aceitassem, começaria uma briga, uma discussão, uma separação e até guerra sangrenta seguida de mortes.
No O Livro dos Espíritos há perguntas de Kardec relacionadas ao tema.
838. Toda crença é respeitável, ainda mesmo quando notoriamente falsa?
- Toda crença é respeitável quando é sincera e conduz à prática do bem. As crenças reprováveis são as que conduzem ao mal.
839. Somos repreensíveis por escandalizar em sua crença aquele que não pensa como nós?
- Isso é faltar com a caridade e atentar contra a liberdade de pensamento.
Precisamos entender que Jesus não fundou uma religião, ele trouxe ensinamentos. Religião foi criada pelos homens. E dentro de todas elas há quem siga Seus ensinamentos e há quem não siga. Então, a melhor religião, ou seja, a que nos "religa" a Deus, é o AMOR ensinado pelo Cristo que deve ser praticado fora da casa religiosa. Por isso Ele disse que "a cada um será dado conforme sua obra", ou seja, colheremos conforme nosso plantio. Por isso, Ele disse também que "cada um prestará contas de si para Deus", ou seja, seremos julgados individualmente, não teremos privilégios por ter frequentado esta ou aquela religião. E por fim disse: “meus discípulos VERDADEIROS serão conhecidos por muito se amarem”, ou seja, não serão reconhecidos por seguir uma determinada religião, mas por se respeitarem, se amarem, por fazerem aos que convivem com eles neste planeta o que querem que estes lhes façam. Disse também: "a cada um será dado segundo suas obras", ou seja, cada um receberá segundo o que tenha feito de bom ou ruim e não por ter seguido essa ou aquela religião. Portanto, que cada um escolha a religião que mais lhe agrada e aprenda com ela a ser, pelo menos, um pouco melhor a cada dia.
Texto de Rudymara

Nenhum comentário:

Postar um comentário