segunda-feira, 14 de novembro de 2016

CARIDADE COM CARIDADE


O amigo de um conhecido espírita, ao vê-lo ardentemente interessado em obras de caridade, repreendeu-o, dizendo que ele, não espírita, desistiu da beneficência, a muito tempo.
E alegava que todos os gestos de bondade que praticara somente havia encontrado desprezo como resposta. Sempre ingratos por toda parte.
O espírita, no entanto, chamou-o à rua e deu-lhe um osso para que alimentasse um cão, de passagem.
O amigo, embora contrariado, atirou o alimento para o animal, com marcante desprezo.
O cachorro aproximou-se da oferta, abocanhou-a, de leve, e saiu, triste e desconfiado, rabo entre as pernas.
O espírita tomou de osso igual para socorrer outro cão faminto na via pública.
Entretanto, mudou de jeito.
Chamou o animal com carinho humano.
Dirigiu-lhe palavras amigas.
Alisou-lhe o pêlo.
Afagou-lhe as orelhas.
E deu-lhe o bocado com as próprias mãos.
O animal abanou a cauda e permaneceu ao seu lado, contente, a lamber-lhe as mãos. E ambos os amigos anotavam, admirados, o efeito do amor no gesto beneficente.
Estenda, sim, quanto puder, as obras de caridade. Contudo, ajudando alguém, é preciso saber como você ajuda.

Escrito pelo Espírito: Valérium
Psicografia de: Waldo Vieira


OBSERVAÇÃO DE RUDYMARA: A bandeira do Espiritismo é FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO. Mas, a salvação não depende DO QUE fazemos aqui na Terra, mas sim, DE COMO se faz. A caridade deve ser feita com caridade. Um orfanato não deve ser um "depósito de crianças". Um hospital psiquiátrico não deve ser um "depósito de loucos". Uma doação de roupas, sapatos e brinquedos não devem ser um "livramento de trapos, tralhas e cacarecos quebrados e não usáveis". Quando doarmos algo precisamos perguntar: "Eu usaria esta roupa ou sapato?" "Se eu fosse carente, será que eu gostaria de ganhar isso que vou doar?" "Eu presentearia meu filho(a), neto(a) com este brinquedo?" "A maneira que tratamos um doente, um idoso, um órfão, enfim, uma pessoa qualquer é como eu gostaria de ser tratada?" "Como estamos tratando nossos companheiros de trabalho; os assistidos da Casa Espírita; um companheiro que nos aborda com dúvidas sobre a doutrina?" Consultemos nossa consciência. Então, para não errarmos utilizemos a regra que Jesus deixou: "Faça ao teu próximo o que gostaria que ele fizesse a você." Nos coloquemos no lugar da pessoa. Assim estaremos no caminho certo para fazermos CARIDADE COM CARIDADE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário