quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

JESUS É VINGATIVO?


Em 2019 a Gaviões da Fiel desfilou na avenida do samba mostrando a luta do bem contra o mal e isto repercutiu muito mal entre muitas pessoas.
Em 2020  a Mangueira trouxe “Jesus Cristo numa versão lacradora, um Jesus negro, mulher, indígena e LGBT. Ainda durante o desfile, a bateria da escola ficou caracterizada com trajes romanos e um capuz de caveira no rosto, referência ao sistemático discurso da esquerda de que a polícia promove violência contra negros e pobres na favela.” Segundo alguns, a interpretação é que Jesus conviveu com todos, principalmente com os que transgrediam as leis de Deus, o que é verdade. Ele mesmo disse que “não veio para os sãos, mas para os doentes (da alma). Mas não podemos esquecer que ele andava com eles para CONVERTÊ-LOS, para ensinar que é preciso mudar de conduta e não para fazer ou aplaudir o que eles faziam. 
Ultimamente muitos estão dizendo que, por causa destes desfiles, Jesus se vingou do povo através da COVID 19. O que é um absurdo. Mostra que ainda não compreendemos os ensinamentos que Jesus trouxe. Como foi escrito pelo Espírito: Jules Olivier, em Paris, 1862 em O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XII, item 9: "A vingança é um dos últimos resíduos dos costumes bárbaros, que tendem a desaparecer dentre os homens. Ela é, como o duelo, um dos derradeiros vestígios daqueles costumes selvagens em que se debatia a humanidade, no começo da era cristã. Por isso, a vingança é um índice seguro do atraso dos homens que a ela se entregam, e dos Espíritos que ainda podem inspirá-la. Portanto, meus amigos, esse sentimento jamais deve fazer vibrar o coração de quem quer que se diga e se afirme espírita. Vingar-se é ainda, vós o sabeis, de tal maneira contrário a este preceito do Cristo: "Perdoai aos vossos inimigos", que aquele que se recusa a perdoar não somente não é espírita, como também não é cristão..." 
Então, embora a encenação tenha sido forte, elas deveriam nos fazer pensar. Sabemos que há algum tempo estão tentando atacar a imagem de Jesus. Por que? Porque o bem e o mal estão em guerra. É natural para quem não gosta de ordem, seguir regras, respeitar. Atacam policiais que, embora errem, por serem espíritos em evolução como nós, a grande maioria estão tentando nos proteger. Quando eles fazem greve o caos se instala. Mas não vemos protestos das escolas contra traficantes que matam muito mais por disputa de território ou por não seguirem suas regras. Enfim, para nós espíritas “O Bem é proceder de acordo com a Lei de Deus; e o Mal é desrespeitá-la” como se encontra na questão 629 em O Livro dos Espíritos. Daí perguntamos: "Dentro de nós, quem está vencendo?" Afinal, muitos de nós nos dizemos cristãos, mas nossas atitudes no lar, na escola, na via pública, no trabalho, nas redes sociais, enfim, no dia a dia, demonstram o contrário. Será que faríamos certas coisas se Jesus estivesse diariamente nos acompanhando fisicamente? Estão dizendo que é desrespeito o que a escola fez com a imagem de Jesus, mas e nós, será que não o desrespeitamos todos os dias quando transgredimos as leis de Deus trazidas por ele? Será que nossos vícios que sustentam facções não estão matando, causando violência, desestruturando famílias e sociedade? E os nossos ódios, mentiras, revides, abusos, enganações, desonestidade, trapaças, desrespeito com o próximo e o distante, com o diferente de nós, com os pais, professores, bens públicos, com o cônjuge, com a religião alheia, com o corpo físico que nos foi emprestado por Deus, com os animais, a Natureza, com os idosos, crianças, violência, sexo desregrado, aborto e outros, também não são atos desrespeitosos? Será que o desrespeito vem apenas das escolas de samba? Não. Precisamos compreender que ser cristão vai muito além de frequentar uma religião e seguir seus dogmas e rituais. Ser cristão é viver o cristianismo, ou seja, fé tem que ser com obras senão é morta. É estudar o evangelho, buscar saber o que o Cristo veio nos ensinar e viver estes ensinamentos no dia a dia onde estivermos. Então, compreendamos que Jesus não se vinga. Um espírito de tamanha evolução não abrigaria um sentimento tão inferior. E se se vingasse, estaria contrariando seus ensinamentos. . Lembremos que, depois de muita tortura e quando ele estava quase desencarnando disse para Deus: "Pai, perdoa-os, eles não sabem o q fazem." Pensemos nisso!

TEXTO DE RUDYMARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário