Haverá alguma relação entre Espiritismo
e Política?
"Para nós, a política é a ciência
de criar o bem de todos e nesse princípio nos firmaremos". Deputado Dr.
Adolfo Bezerra de Menezes
Sobre
o aspecto filosófico, o Espiritismo tem a ver e muito com a Política, já que
esta deve ser a arte de administrar a sociedade de forma justa.
Conseqüentemente, o espírita não pode declinar da sua cidadania e deve
vivenciá-la de forma consciente e responsável. O Brasil sempre foi alvo de
muitas esperanças. Falava-se em país do futuro, em berço da nova civilização e,
nos meios espíritas, em "Coração do Mundo e Pátria do Evangelho." Mas,
o Brasil só vai poder dizer-se Pátria do Evangelho quando der os primeiros
passos na construção de uma sociedade realmente democrática, justa e fraterna.
Quando, enfim, os brasileiros olharem para a sociedade e perceberem que fazem
parte dela. Se uma pessoa está sofrendo, em um determinado local, todos
sofremos, pois os problemas dela acabam nos atingindo de uma maneira ou de
outra, seja por meio da violência ou dos mecanismos econômicos mais complexos. E o que tem a ver o Espiritismo com isso?
O espírita tem em suas mãos instrumentos poderosos de participação (e de
transformação) da sociedade: as federativas, os centros espíritas, as
instituições específicas, os órgãos de comunicação. Podem no mínimo auxiliar na
mudança de mentalidade de seus adeptos. Sabemos que Kardec recomendou aos
centros que deixassem de lado as questões políticas. Mas essa afirmação
significa que não devemos trazer para o
centro espírita as campanhas e militâncias partidárias, pois o lugar para o seu
exercício é no seio das agremiações e locais respectivos. Assim, jamais o
Espiritismo, como Doutrina, e o Movimento Espírita, como prática, poderão dar
guarida a um partido político em seu seio, por exemplo: Partido Social
Espírita, Partido Espírita Cristão, etc. As questões políticas decorrem dos
próprios princípios do Espiritismo. A partir do momento em que se fala em
reforma moral, em mudança de visão do mundo, em desapego dos bens materiais,
prática da caridade, etc., fala-se sobre política. Principalmente, quando se
fala em transformação da sociedade, como aparece a todo o momento na
Codificação. "Em que consiste a
missão dos Espíritos Encarnados? - Em instruir os homens, em lhes auxiliar o
progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e
materiais". (Questão n º 573 de O Livro dos Espíritos). De se
entender, então, que não pode o espírita alienar-se no seio da sociedade em que
vive, com a desculpa de que Espiritismo e Política não têm nada que ver, pois é
preciso lembrar que a vida material e a vida espiritual são dimensões contínuas
da própria Vida.
O
homem tem que progredir, e isolado ele não tem condições disso, já que seu
progresso depende dos bens que lhes são oferecidos pela família, pela escola,
pela religião e demais agências sociais. Para o espírita, essa ação política
deve ser sempre inspirada nos princípios expressos pelo aspecto filosófico do
Espiritismo, que o levam a amar e, nesse caso, amar é desejar o bem; logo, a
exteriorização política do Amor é a expressão do querer bem e do agir para o
bem de todos. A ação política dos bons é um imperativo na hora atual. O
Espiritismo trabalha com a educação. Esta é a base da própria Doutrina, pois
para praticá-la, temos de nos educar. E a educação tem um conteúdo extremamente
político, pois muda nossa forma de ver o mundo e de agir nele. Assim, é cada
vez mais importante que os centros espíritas percebam a importância de discutir
os assuntos da realidade concreta. Não estaremos fazendo política no aspecto
partidário, mas sim auxiliando na conscientização dos espíritas sobre como
entender a sociedade e agir nela de uma forma crítica e consciente. Com uma
visão crítica baseada nos princípios espíritas. Qual o posicionamento de um
espírita frente a questões como violência, menores abandonados, educação,
desemprego, racismo, discriminação social. O que podemos fazer em nosso âmbito
para combater esses problemas? Não adianta querer ser espírita no plano
espiritual. Podemos e devemos estudar a moral espírita em sua teoria. Mas não
há como fugir: a sua aplicação prática será, quer queiramos ou não, na
realidade concreta, enfrentando esses problemas do cotidiano. Segundo J.
Herculano Pires, em O Centro Espírita, "O
Espiritismo se liga a todos os campos das atividades humanas, não para
entranhar-se neles, mas para iluminá-los com as luzes do Espírito. Servir o
mundo através de Deus é a sua função e não servir a Deus através do mundo
(...)." Por tudo isso, devemos entender que são fundamentais o
Espiritismo e a Política para a construção de Uma Nova Sociedade.
Portanto,
o espírita tem que participar e influenciar na sociedade em que vive,
procurando levar às instituições que a estruturam os valores e normas do
Espiritismo. Isso é uma participação política. Não pode preocupar-se apenas com
a reforma íntima, isolando-se em um "oásis de indiferentismo" pela
sociedade em que vive. É verdade que essa ação política conflitará com os
interesses dos egoístas e orgulhosos, individualmente ou em grupos. O Espírito
Lázaro, no Capítulo IX, item 8, de O Evangelho Segundo o Espiritismo nos alerta
que "Cada época é, assim, marcada
pelo cunho da virtude ou do vício que a devem salvar ou perder. A virtude da
vossa geração é a atividade intelectual, seu vício é a indiferença moral".
Assim, essa ação política deve objetivar o bem comum. Aqueles que pretendem o
bem não podem se omitir e essa participação liga-se profundamente com a
caridade, pois amar é querer o bem. Destarte, a expressão política do amor é querer
fazer o bem para todos. A participação do espírita, inclusive do jovem, no
processo político, social, cultural e econômico deve ser consciente e
responsável, tendo como diretriz os princípios e normas contidas em O Livro dos
Espíritos. Participação Política do Espírita. "... Sirva de base às instituições sociais, às relações legais
de povo a povo e de homem a homem o princípio da caridade e da fraternidade e
cada um pensará menos na sua pessoa, assim veja que outros nela pensaram. Todos
experimentarão a influência moralizadora do exemplo e do contato".
(Questão nº 917 de O Livro dos Espíritos).
COMO O ESPÍRITA NÃO DEVE ATUAR NA
POLÍTICA:
Levar a política partidária para dentro
do Centro, das Entidades ou do Movimento Espírita;
Utilizar-se de médiuns e dirigentes
espíritas para apoiar políticos partidários a cargos eletivos aos Poderes
Executivo e Legislativo;
Catar votos para políticos que, às
vezes, dão alguma "verbinha" para asilos, creches e hospitais, mas
cuja conduta política não se afina com os princípios éticos ou morais do
Espiritismo;
Apoiar políticos que se dizem espíritas
ou cristãos, mas aprovam as injustiças, as barganhas, a "politicagem"
(usar a política partidária para interesses egoísticos pessoais ou de grupos a
que se ligam);
Participar da política partidária
apenas por interesse pessoal, para melhorar a sua vida e de sua família,
divorciado em sua militância político-partidária dos princípios e normas da
Filosofia Espírita.
COMO O ESPÍRITA DEVE ATUAR NA POLÍTICA:
O espírita pode e deve estudar e
reflexionar sobre os princípios político-filosófico-espíritas no Centro
Espírita, pois eles estão contidos em O Livro dos Espíritos, Parte Terceira,
Das Leis Morais;
Através da análise, do estudo e da
reflexão das normas e princípios acima referidos, o espírita deve identificar o
egoísmo, o orgulho e a injustiça nas instituições humanas, denunciando-as e
agindo para que elas desapareçam da sociedade humana;
Confrontar os fundamentos morais e
objetivos do Espiritismo com os fundamentos morais e objetivos dos partidos
políticos, verificando de forma coerente qual ou quais deve apoiar e até mesmo
participar como membro atuante, se tiver vocação para tal, sabendo, no entanto,
da responsabilidade que assume nesse campo, já que sua militância deve sempre
estar voltada para o interesse do ser humano, em seus aspectos social e
espiritual. Para isso, sua ação política deverá estar em harmonia com os
valores éticos (morais) do Espiritismo que, em última análise, são fundamentalmente
os mesmos do Cristianismo;
Participar de organizações e movimentos
que propugnem pela Justiça, pelo Amor, pelo progresso intelectual, moral e
físico das pessoas. Exemplos: clubes de serviços, sindicatos, associações de
classes, diretórios acadêmicos, movimentos de respeito e defesa dos direitos
humanos, etc.;
Fazer do voto um elevado testemunho de
amor ao próximo; Considerando que a sociedade humana é dirigida por políticos
que saem das agremiações partidárias e suas influências podem ajudar ou atrasar
a evolução intelecto-moral da humanidade, o voto, realmente, é uma forma de
exprimir o amor ao próximo e à coletividade; Deve, pois, analisar se a conduta
do candidato político-partidário tem maior ou menor relação com os princípios
morais e políticos (aspecto filosófico) do Espiritismo;
Participar conscientemente da ação
política na sociedade, sem relegar o estudo e a reflexão do Espiritismo a plano
secundário. Pelo contrário, o estudo e a reflexão dos temas espíritas deverão
levá-lo a permanente participação, objetivando a aplicação concreta do Amor e
da Justiça ao ser humano, seja individual ou coletivamente.
Osman Neves Albuquerque
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