sábado, 15 de maio de 2021

GASTAR OU GUARDAR?


Jesus realizava uma de suas concorridas reuniões. A multidão estava extasiada. Até que, numa pausa mais longa, um dos presentes pediu:

- “Mestre, diga a meu irmão que reparta comigo a herança.”
Por que aquela pessoa interrompeu a pregação? Para tirar dúvidas sobre o assunto? Acrescentou algo às lições transmitidas? Nada disso! Desejava apenas cuidar de seu interesse pessoal e material. Enquanto Jesus revelava os segredos do Céu, ele pensava nos cofres da Terra.
Mas Jesus respondeu dizendo:
- “Homem, quem me nomeou juiz entre vocês?”
E dirigindo-se ao povo disse:
- “Tenham cautela e preservem-se de toda avareza, porque a vida de cada um não consiste na abundância dos bens que possui.”
E usando da habilidade de sempre, ensinou contando uma parábola:
- “O campo de um homem rico produziu em abundância. E ele questionava consigo mesmo: “Que farei, pois não tenho onde guardar os meus frutos. E disse: Farei o seguinte: demolirei os meus celeiros, construirei outros maiores e neles amontoarei toda a minha colheita e os meus bens. Então, direi à minha alma: você tem em depósito muitos bens para muitos anos. Descansa, come, bebe e regala-te!”
Mas Deus lhe disse:
- “Insensato, nesta noite pedirão a tua alma, e o que amontoaste de quem será?”
E Jesus conclui dizendo:
- “Assim acontece a quem entesoura para si e não é rico relativamente a Deus.”
PRIMEIRO: devemos observar que muitos se comportam como este homem que gritou para Jesus. Quantos que só frequentam um templo religioso apenas para pedir coisas materiais à Jesus, à Deus e à outros santos se esquecendo do mais importante que é ouvir os ensinamentos do Cristo. SEGUNDO: podemos ter coisas para viver, mas não devemos viver para ter coisas. Quantas coisas compramos para acumularmos ou para ostentarmos. Deixamos, muitas vezes, de desfrutar um prazer em nome de ajuntar dinheiro. Assim como compramos o que não usamos, que não são úteis, que esquecemos que compramos, que passam do prazo de validade e vão para o lixo, que compramos porque a novela ou a mídia disse que é moda. Quanto desperdício de tempo, dinheiro e da falta de uso da razão. Claro que podemos passear, viajar, comprar coisas, mas com sensatez e sem esquecer que ENCARNAMOS PARA EVOLUIR e, para evoluir precisamos seguir os ensinamentos de Jesus: amando a própria vida cuidando da saúde do corpo físico, melhorando a alimentação, abolindo vícios, praticando atividade física, desenvolvendo bons pensamentos e atitudes com sua vida e com a do próximo. Como disse Kardec: "seremos cobrados não só pelo que fizemos, mas também pelo que deixamos de fazer de bom." Como disse Emmanuel: "Não te digas incapaz, nem te digas inútil. Auxilie como puderes." Todos podem doar ou se doar para ajudar alguém ou uma instituição. Nossa negligência pode estar prejudicando alguém. Então, tenhamos bom senso, sem excesso nos gastos e nem avareza nas necessidades do dia a dia. O que devemos acumular são os valores morais, são eles que nos acompanharão quando "Deus vier buscar a nossa alma." Estes valores morais são os tais tesouros que os ladrões não roubam, a traça e a ferrugem com corroem. Pensemos nisso!
TEXTO DE RUDYMARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário